Curiosidades sobre Teresópolis (RJ)

 

Nesta Semana o De Carona Pelo Ar passou por Teresópolis, RJ!

Saiba mais sobre essa cidade e seus atrativos. 

 

Cercado por montanhas e unidades naturais de conservação, como o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Parque Estadual dos Três Picos e Parque Natural Municipal Montanhas, Teresópolis é um município brasileiro situado no interior do estado do Rio de Janeiro, Região Sudeste do país. Localizado na Serra Fluminense, pertence à Região Geográfica Intermediária de Petrópolis, e está distante a cerca de 94,3 km ao norte da capital do estado. Ocupa uma área de pouco mais de 770 km², sendo aproximadamente 64 km² em área urbana. E sua população em 2021 era de 185.820 habitantes.

Teresópolis tem sua identidade ligada diretamente ao turismo natural, além de ser sede do centro de treinamento da Seleção Brasileira de Futebol e abrigar uma feira ao ar livre de artesanato com mais de 700 expositores. Conta também com monumentos de valor histórico e patrimonial, como a Matriz de Santa Teresa, Igreja de Santo Antônio do Paquequer, Palacete Granado, Palácio Teresa Cristina, Mirante da Granja Guarani e Fonte Judith.

 

Relevo e hidrografia

O relevo do município é predominantemente montanhoso e caracterizado por ondulações, tendo resquícios de domínio de morros e de serras baixas na região oeste e de escarpas serranas na região limítrofe com os municípios de Cachoeiras de Macacu e Guapimirim.

As maiores elevações podem ser encontradas nos extremos sul e sudoeste (região dos maciços da Serra dos Órgãos, onde a altitude chega aos 2.263 metros) e leste (região do Parque Estadual dos Três Picos, onde a altitude chega aos 2.040 metros). O centro tem altitude média de 869 metros, enquanto o Soberbo tem 972 metros. Nas regiões hídricas são encontradas as menores altitudes, com médias próximas de 700 metros.

Por suas formações montanhosas, Teresópolis é considerada a capital nacional do montanhismo. O município possui diversos locais que ultrapassam dois mil metros de altura, a começar por seu ponto culminante, a Pedra do Papudo, que atinge os 2.245 metros, além da Agulha do Diabo, com 2.050 metros, Pedra Branca de Neve e Seio da Mulher de Pedra, com 2.040 metros, São João, com 2.030 metros, e a Torre Maior de Bonsucesso, com 2.000 metros.

 

Como chegar de ônibus

 

Saindo de São Paulo:

Na rodoviária do Tietê, você pode escolher ir para o Rio de Janeiro ou ir direto para Teresópolis.

 

Saindo do Rio de Janeiro:

Na rodoviária Novo Rio, há ônibus de hora em hora.

 

Crédito das imagens: Lucas Amorelli

 

Para assistir o episódio, clique aqui.

Leia também

Curiosidades sobre Touros (RN)

Você já visitou Touros, no Rio Grande do Norte? Confira algumas informações sobre a cidade, exibida no 12º episódio da temporada.

Curiosidades sobre Conde (PB)

Você conhece Conde, na Paraíba? Confira algumas informações sobre a cidade, exibida no 11º episódio da temporada.

Curiosidades sobre Serra Talhada (PE)

Você já visitou Serra Talhada, em Pernambuco? Confira algumas informações sobre a cidade, exibida no 10º episódio da temporada.

Curiosidades sobre Marechal Deodoro (AL)

Você conhece Marechal Deodoro, em Alagoas? Confira algumas informações sobre a cidade, exibida no 9º episódio da temporada.

Curiosidades sobre Aracaju (SE)

Você já visitou Aracaju, em Sergipe? Confira algumas informações sobre a cidade, exibida no 8º episódio da temporada.

Curiosidades sobre Lençóis (BA)

Você conhece a cidade de Lençóis, na Bahia? Confira algumas informações sobre a cidade, exibida no 7º episódio da temporada.

Líderes

Apoio

Quer saber mais?

Entre em contato conosco!

Skip to content

O VPB agora está
no Blog Viajante
da Marcopolo.

Acesse o Blog e embarque
com a gente nessa nova jornada.

Clique aqui