Curiosidades sobre Serra Talhada (PE)

 

Nessa semana o De Carona Pelo Ar passou por Serra Talhada, PE!

Saiba mais sobre essa cidade encantadora.

Serra Talhada é um município brasileiro do estado de Pernambuco. É conhecido como a capital do xaxado e fica a uma altitude de 429 metros a 415 km da capital pernambucana, Recife. É a segunda cidade mais importante do Sertão de Pernambuco e o principal município da Mesorregião do Sertão Pernambucano; polo em saúde, educação e comércio. É a terra Natal de Virgulino Ferreira da Silva (Lampião). Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2021, era de 87 467 habitantes.

O nome “Serra Talhada” deriva do nome de uma serra presente no município, cujo formato dá a ideia de que foi cortada a prumo. Originalmente, deu nome à fazenda de criação de gado do português Agostinho Nunes de Magalhães e, muito tempo depois, ao município nela originado.

 

Lampião – o Rei do Cangaço

A história da cidade é uma das mais ricas de todo o estado de Pernambuco. Seus filhos participaram ativamente da história de Pernambuco e do Brasil, como Agamenon Magalhães. Também é conhecida pelos seus artistas e intelectuais,

destacando-se como referência no cenário cultural do estado. É onde nasceu o polêmico Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, também conhecido como “Rei do Cangaço”.

A cidade começa a se destacar também no cenário turístico, explorando, além de sua beleza plástica, a figura do seu filho mais ilustre, Lampião, principalmente na dança criada pelo seu bando: o xaxado.

Atualmente, o município, conhecido como “Capital do Xaxado”, tem sido referência neste assunto em todo o país, conseguindo reunir em museu toda a história da saga do cangaceiro, transformando-se em verdadeiro museu a céu aberto

 

Distritos

Compõem o município nove distritos: Serra Talhada (sede), Bernardo Vieira, Caiçarinha da Penha, Logradouro, Luanda, Logradouro, Pajeú, Santa Rita, Tauapiranga e Varzinha.

 

Como chegar de ônibus

Não há ônibus diretos de Recife para Serra Talhada. Porém, há serviços saindo de Recife com destino a(ao) Serra Talhada por Caruaru. A viagem inclui traslados e leva aproximadamente 7h 36m.

 

Crédito das imagens: Lucas Amorelli

 

Para assistir o episódio, clique aqui.

Leia também

Curiosidades sobre Touros (RN)

Você já visitou Touros, no Rio Grande do Norte? Confira algumas informações sobre a cidade, exibida no 12º episódio da temporada.

Curiosidades sobre Conde (PB)

Você conhece Conde, na Paraíba? Confira algumas informações sobre a cidade, exibida no 11º episódio da temporada.

Curiosidades sobre Marechal Deodoro (AL)

Você conhece Marechal Deodoro, em Alagoas? Confira algumas informações sobre a cidade, exibida no 9º episódio da temporada.

Curiosidades sobre Aracaju (SE)

Você já visitou Aracaju, em Sergipe? Confira algumas informações sobre a cidade, exibida no 8º episódio da temporada.

Curiosidades sobre Lençóis (BA)

Você conhece a cidade de Lençóis, na Bahia? Confira algumas informações sobre a cidade, exibida no 7º episódio da temporada.

Curiosidades sobre Pancas (ES)

Você conhece Pancas, no Espírito Santo? Confira conteúdo exclusivo sobre a cidade, exibida no 6º episódio da temporada.

Líderes

Apoio

Quer saber mais?

Entre em contato conosco!

Skip to content

O VPB agora está
no Blog Viajante
da Marcopolo.

Acesse o Blog e embarque
com a gente nessa nova jornada.

Clique aqui