Curiosidades sobre São Francisco do Sul (SC)

 

Passamos por São Francisco do Sul – SC!

Vem conhecer mais sobre a cidade.

São Francisco do Sul, ou “São Chico”, como é carinhosamente chamada, tem o charme dos casarios do período colonial português, além de suas praias, Mata Atlântica preservada e da Baía Babitonga, que encantam os milhares de turistas que visitam este pedaço do paraíso todos os anos.

A cidade foi descoberta em 1504, por uma expedição francesa que a consagrou como a terceira localidade mais antiga do país, e a primeira de Santa Catarina, possui um Centro Histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional – IPHAN, com destaque ao Museu Nacional do Mar – Embarcações Brasileiras.

Passear de barco, caminhar pela orla, se aventurar pelos caminhos em meio à natureza, ou simplesmente contemplar o pôr do sol na Baía Babitonga, são apenas alguns dos motivos que São Francisco do Sul o convida para conhecer.

 

O que fazer na cidade?

O local conta com uma série de atratividades para quem visita. Está pronto para conhecer mais deles? Então prepare seu café e confira tudo que separamos para você! 

 

PRAIA DO ERVINO

Possui cerca de 6 km de extensão, sendo localizada entre a Praia Grande e o Canal do Linguado. Possui grande parte de sua natureza e paisagem selvagem apesar de, nos últimos anos, ter atingido um desenvolvimento urbano acelerado. É ideal para turistas que buscam sossego e que procuram contemplar a natureza, longe da agitação das outras praias. A origem do nome Ervino vem de um senhor chamado Ervino Klug, o qual possuía uma cabana em que vivia no final da década de 60, quando o bairro ainda era remoto e de difícil acesso. Comumente se encontram sambaquis e, atualmente, é uma praia de fácil acesso pela BR 280.

PRAIA GRANDE

Uma praia rústica, tranquila e selvagem. Muito procurada por amantes da natureza, surfistas e pescadores. Possui aproximadamente 15 km de extensão, onde dunas de areias brancas e restinga compõem sua paisagem. O bairro é composto por veranistas e residentes de moradia fixa. Localizada entre a Praia da Saudade (ou simplesmente “Prainha”) e o Ervino, oferece o agito e a tranquilidade em um só lugar, há dias de mar calmo e águas tranquilas em toda sua extensão, outros com boas ondas para a galera do surfe. A pesca de arremesso é outra opção ou o sossego com vários quilômetros de natureza.

O Parque Estadual Acaraí está inserido nesta área, é possível passear pelas trilhas existentes e observar variadas espécies de Bromélias, répteis, aves e até Tamanduás, cabe ao turista escolher e desfrutar. 

PRAIA DA SAUDADE

Mais conhecida como “Prainha”, é uma das mais bonitas de São Francisco do Sul e oferece as melhores ondas e condições para a prática do surfe. Está localizada entre os balneários de Enseada e Praia Grande, possui um formato de ferradura entre dois costões.

Por sua localização e formato do costão do lado sul em forma de concha, tem a melhor constância de ondas de todo Norte Catarinense, atraindo, assim, surfistas de todo país.

É palco de eventos locais, estaduais e nacionais, é lá que o iniciante no esporte das ondas encontra profissionais capacitados para suas primeiras ondas.

Nela se concentram os bares mais badalados da alta temporada, ideal para quem gosta de uma vida noturna ativa.

PRAIA DA ENSEADA

Com águas calmas e perfeitas para banho, a praia da Enseada é ideal para famílias com crianças.

Localizada entre a Praia da Saudade e Ubatuba, nela o turista vai encontrar um grande comércio ativo, bares, vida noturna e toda uma estrutura para diversão náutica na alta temporada, também é realizada a Estação Verão, que conta com atividades esportivas, danças, recreação, entre outros.

Movimentada durante o ano todo, possui uma grande população residente e nela são realizados eventos esportivos, como: beach tênis, beach soccer, maratonas, travessias, pesca de arremesso e futsal.

Possui o mirante no Morro da Esperança onde é possível contemplar uma bela visão das praias e do mar aberto após subir os 264 degraus da escadaria de acesso ao lado do terminal da Petrobrás.

PRAIA DE UBATUBA

A praia de Ubatuba está situada entre as praias de Itaguaçu e Enseada.

É uma das praias mais procuradas pelos veranistas em geral, na maior parte dos dias tem ondas pequenas, mas também oferece condições para o surfe.

Própria para a prática de esportes na areia, convívio familiar e pesca de arremesso. Durante o inverno é local da pesca da Tainha pelos pescadores locais com suas canoas típicas de um tronco.

É bom local para contemplar a passagem dos navios cargueiros e de passageiros que navegam próximo à praia adentrando ao canal de acesso a Baia Babitonga, outro aspecto importante desta praia é a sua expressiva e bela arquitetura que, aliada às belezas da praia e um amanhecer inigualável com imagens belíssimas, a tornam especial. 

PRAIA DE ITAGUAÇU

Localizado entre a Praia do Forte e Ubatuba, frequentada principalmente pelos veranistas e residentes, é uma praia tranquila, propícia para banhos, perfeita para passeios em família, prática da pesca de arremesso nos costões, esportes na areia e em alguns dias é possível surfar em suas ondas fortes. No final da praia, junto ao Morro João Dias, encontram-se as areias monazíticas com grande poder terapêutico. 

PRAIA DO FORTE

Está localizada entre o Balneário de Capri e a Praia de Itaguaçu.

É uma praia de mar calmo, ambiente familiar, com costão e natureza rica, possui manguezais, restinga e uma faixa de areia macia e quente, berço de caranguejos e siris que se escondem dos visitantes. Ideal para quem deseja tranquilidade e integração com o meio ambiente.

O acesso pela Baía é outra opção que o turista pode desfrutar passando pelo Capri.

É nela que está o Forte Marechal Luz, é possível fazer a caminhada até o topo do Morro João Dias ou ir de carro, lá o turista terá uma visão privilegiada da Baía Babitonga e do mar com o arquipélago das Graças.

Imperdível é o pôr do sol refletindo em suas águas calmas e bancos de areias proporcionando imagens inesquecíveis, aliado ao novo Deck de madeira que facilitou o acesso à praia e preservação do ambiente natural em meio aos mangues.

PRAIA DO CAPRI

Está localizada ao lado da Praia do Forte.

Possui uma extensa praia de águas tranquilas de baía, própria para banhos e esportes náuticos.

O Balneário do Capri é composto de duas praias, muito abundantes em frutos do mar e em outras espécies da fauna marinha. Rica em paratis, pescadinhas, siris, camarões, berbigões e muitos outros espécimes da abundante fauna marítima local, que garantem uma contínua oferta de deliciosas iguarias a base de frutos do mar. Essas iguarias são facilmente encontradas em quaisquer bares e restaurantes da cidade, principalmente no restaurante do Iate Clube.

Um dos pontos turísticos do Balneário de Capri é a Passarela Estaiada e as ruínas de um antigo leprosário onde, antigamente, eram abandonados os marinheiros e cidadãos que sofriam de hanseníase.

O entardecer também é favorável para acompanhar o sol poente seja em uma embarcação ou à beira mar.

PRAIA DO MOLHE

A praia do Molhe, situada em um dos extremos do balneário de Enseada, oferece uma bela paisagem própria apesar de ser pequena em relação às outras.

Está localizada entre os molhes do Terminal Marítimo da Petrobrás e o Morro da Enseada. Durante o inverno é frequentada por pescadores locais à procura das tainhas. Local para os amantes da prática da pesca de arremesso, é bastante preservada. Para chegar a ela é necessário passar por um pequeno caminho que ladeia o Terminal, com algumas rochas na areia, um costão recoberto de mata nativa e em alguns dias ondas fortes, tornando-se um paraíso para os surfistas.  

FORTE MARECHAL LUZ

Com o objetivo de proteger a cidade de possíveis invasões, o Forte Marechal Luz começou a ser construído em 1909, oficialmente criado por decreto em 15 de dezembro de 1915, mas a construção foi inaugurada em 21 de dezembro do mesmo ano. Localizado no litoral norte da ilha, é controlado até hoje pelo Exército e está com toda a estrutura muito bem cuidada. O acesso é feito por intermédio de uma estrada de terra que dá acesso ao Morro João Dias, cujo topo encontra-se uma bateria de artilharia, composta por quatro canhões que possibilitam a defesa da costa em situações belicosas, dado o caráter de instabilidade política mundial da época em que foi construído. Proteção para a vila de São Francisco não faltava com o Forte Marechal Luz, hoje belo ponto turístico que conserva a história militar da região.

Junto ao Forte está um museu com objetos bélicos, mapas, documentos, equipamentos rudimentares de comunicação entre outros artefatos utilizados na época. Todos os sábados, uma das atrações do Forte é a troca da Bandeira, realizada desde o início do século. Na cerimônia, a Seção de Artilharia veste o uniforme de gala, desenhado em 1915, e realiza uma salva de tiros utilizando os canhões do Forte. O Forte Marechal Luz constitui-se num dos pontos de mais rara e expressiva beleza do litoral norte catarinense. Visto de longe, ao fim da tarde, sua estrutura contrasta com o mar e a praia, além do fundo florestal.

Funcionamento fora de temporada das 8 horas às 11h30 e das 13 horas às 17 horas.

Temporada – das 8 horas às 18 horas.

Ingresso R$ 2,00

Menores de 12 anos e maiores de 60 anos não pagam.

MIRANTE DA ENSEADA

Encontra-se localizado no final da Praia da Enseada e o acesso ao topo é feito por uma escadaria com 300 degraus, tendo uma bela vista da orla da Praia da Enseada e demais praias próximas a ela como a Praia da Saudade. 

ILHA DA PAZ

É a maior ilha do Arquipélago das Graças, possui uma área de 218.000 m². Seu solo é coberto de espessa vegetação de porte médio, notando-se grande quantidade de rochas brutas na sua constituição. O terreno é bastante acidentado, alcançando 70 metros na sua maior altitude. Em 1905, sob a orientação do Capitão-tenente Arnaldo Siqueira Pinto da Luz, aproveitando-se a grande quantidade de pedra existente no local, foi construído o farol, com uma torre de 16 metros de altura, circundada por três residências para faroleiros. Sua inauguração ocorreu em 1906, mas muito antes do Ministério da Marinha ocupar a ilha, já havia uma moradia no local, como comprovam as ruínas de uma casa que conta com um bloco de pedra com a seguinte inscrição: “1833 – Penixe – Habitação da Paz”, de onde se presume tenha originado o nome da Ilha. Seu primeiro faroleiro foi Leovegildo Osório. A máquina do farol possuía um equipamento alimentado com querosene sob pressão, passando depois a ser operado por um grupo motor-gerador alimentado por energia elétrica. A lâmpada de fabricação japonesa, aumentada pelo aparelho lenticular, tem o alcance de 23 milhas (ou 37 quilômetros).

SAMBAQUI

São amontoados de conchas, ferramentas, ossos, entre outros destroços, os quais comprovam a existência de seres humanos na região há pelo menos 6000 anos, os Sambaquianos. Na Praia da Saudade ou simplesmente Prainha, está localizado o maior sambaqui de São Francisco do Sul.

PARQUE ESTADUAL DO ACARAÍ

Criado em 23 de setembro de 2005, pelo Decreto Estadual nº 3.517, o Parque Estadual do Acaraí é uma ação propositiva para o estabelecimento de uma política territorial direcionada, em especial para o turismo e para o desenvolvimento sustentável. O complexo hídrico existente nesta área, formado pelo rio Acaraí, que dá o nome ao Parque, nascentes do rio Perequê e lagoa do Capivaru, é responsável pelo abrigo, reprodução e alimentação de várias espécies aquáticas, que somando a Vegetação de Restinga e de Floresta das Terras Baixas do Domínio de Mata Atlântica, constituem local para proteção da flora e fauna, entre elas as endêmicas e ameaçadas de extinção. Até agora foram identificadas no Parque Estadual do Acaraí 337 espécies vegetais, 176 espécies de aves, 35 espécies de répteis, 17 espécies de anfíbios, 20 espécies de mamíferos e 38 espécies de peixes no rio. Estão previstas diversas estruturas para o Parque. Entre elas, centro de visitantes, a estruturação das trilhas, a construção de mirantes e pontos para atracar pequenas embarcações, permitindo passeios pelo rio e trilhas, valorizando as belas paisagens locais. Atualmente estão sendo realizadas pesquisas sobre as espécies que compõe a biodiversidade do parque, um trabalho de educação e conscientização ambiental e também uma grande fiscalização para o manter intacto, longe de agressões contra sua natureza.

RUÍNAS DO CASQUEIRO

Localizado na Praia Grande, o Casqueiro ainda preserva história em seu antigo cemitério ou nas ruínas da igreja de São Sebastião, cujo registro em uma pilastra data 1771. O nome foi dado pelos nativos, pelo motivo de ser um local de onde retiravam conchas que, aliadas ao óleo de baleia, eram utilizadas como matéria-prima para a construção de moradias. As ruínas da igreja são as provas de que essa comunidade realmente existiu juntamente com os registros do século XVIII. Perto das ruínas, se encontra um cemitério, o qual por mais de quatro séculos fora usado pelos habitantes da Enseada para o sepultamento de seus entes queridos. Antigamente o cemitério era maior e nele eram sepultadas as pessoas consideradas ricas para a época. Preservar toda a história do Casqueiro tem sido um dos principais objetivos do projeto “Viver Enseada”, que aliado à ONG A.A.Juventos vem preservando e conscientizando os turistas e residentes desde verdadeiro patrimônio histórico e cultural de São Francisco do Sul.

 

Roteiro

Estar em São Francisco do Sul é poder aproveitar simplicidades que normalmente não prestamos atenção. A cidade é repleta de morros, praias, dunas, rios e a imponente Baía Babitonga, cercada pela Mata Atlântica. São nestes cenários que você pode respirar ar puro e encontrar inúmeras possibilidades de se aventurar e praticar esportes radicais em meio à natureza.

Algumas atividades só estão disponíveis durante a temporada de verão. Como, por exemplo, as atrações náuticas na Praia da Enseada. Você pode aproveitar para andar de banana boat, discos, pranchas de stand up e demais opções. Mas você também pode curtir outras modalidades durante o ano inteiro como surfe, sandboard, treckking, stand up paddle, escalada, ciclismo, canoagem, caiaque, mergulho, trilha, corrida e caminhada.

Para os apaixonados pelas ondas, as principais praias para a prática de surfe são a Prainha e Praia Grande, com ondas maiores e uma maior quantidade de surfistas. Depois, temos Ubatuba, Itaguaçu e Praia do Molhe, com ondas um pouco menores, ótima para quem está aprendendo ou querendo apenas brincar um pouco na água. O mergulho livre também é uma opção praticada nas praias, nos costões e nas ilhas que oferecem uma boa condição para o esporte.

Em São Francisco do Sul também é possível “surfar” um pouco na areia. Nas dunas da Praia Grande, é possível praticar sandboard e se divertir em uma área praticamente inexplorada em meio ao Parque Estadual do Acaraí. Lá, também é uma ótima dica para apreciar o amanhecer ou o pôr do sol.

Para quem procura ainda mais aventura, subir o Morro da Esperança e fazer trekking pela trilha ou pelo costão da Prainha é uma oportunidade de observar a praia do alto e conferir o melhor da natureza. No lado direito, também é possível contemplar os Sambaquis. Agora, para escaladas, procure os espaços como Morro do Pão de Açúcar, no Paulas, e Canta Galo, na Vila da Glória. Diversão e belezas naturais estão garantidas.

Se você curte desbravar a cidade de uma maneira diferente, o ciclismo também está cada vez mais forte no contexto esportivo da cidade. Anualmente, são realizadas provas do segmento nas praias e no continente. Como já mencionamos, é possível desbravar São Chico caminhando, andando de bicicleta, carro ou barco, em todas as opções as belezas naturais e a história te encontram pelo caminho.

Para você que vai se aventurar por algum desses locais, recomenda-se: levar água potável, protetor solar e repelente contra insetos. Utilizar calçados fechados e confortáveis. Pessoas alérgicas devem se prevenir de forma a garantir sua segurança antes de começar o percurso. Há percursos que não são recomendáveis para pessoas com dificuldades de locomoção. Deve-se contratar um guia especializado.

 

Como chegar de ônibus

Para chegar até São Francisco do Sul, as empresas de ônibus que operam o destino conectam a cidade a partir de Joinville. Se você quiser chegar de ônibus terá que chegar primeiro à Joinville e de Joinville a São Francisco do Sul. A empresa que realiza esse trecho é a Viação Verdes Mares.

Visite o local com calma e encante-se com a natureza e a história presentes na cidade.

Crédito das imagens: Lucas Amorelli

Para assistir o episódio, clique aqui.

Leia também

Curiosidades sobre Touros (RN)

Você já visitou Touros, no Rio Grande do Norte? Confira algumas informações sobre a cidade, exibida no 12º episódio da temporada.

Curiosidades sobre Conde (PB)

Você conhece Conde, na Paraíba? Confira algumas informações sobre a cidade, exibida no 11º episódio da temporada.

Curiosidades sobre Serra Talhada (PE)

Você já visitou Serra Talhada, em Pernambuco? Confira algumas informações sobre a cidade, exibida no 10º episódio da temporada.

Curiosidades sobre Marechal Deodoro (AL)

Você conhece Marechal Deodoro, em Alagoas? Confira algumas informações sobre a cidade, exibida no 9º episódio da temporada.

Curiosidades sobre Aracaju (SE)

Você já visitou Aracaju, em Sergipe? Confira algumas informações sobre a cidade, exibida no 8º episódio da temporada.

Curiosidades sobre Lençóis (BA)

Você conhece a cidade de Lençóis, na Bahia? Confira algumas informações sobre a cidade, exibida no 7º episódio da temporada.

Líderes

Apoio

Quer saber mais?

Entre em contato conosco!

Skip to content

O VPB agora está
no Blog Viajante
da Marcopolo.

Acesse o Blog e embarque
com a gente nessa nova jornada.

Clique aqui