Curiosidades sobre Marechal Deodoro (AL)

 

Nesta semana o De Carona Pelo Ar passou por Marechal Deodoro, AL!

Saiba mais sobre essa cidade encantadora.

 

Marechal Deodoro foi a primeira capital do estado de Alagoas e a cidade onde nasceu Manuel Deodoro da Fonseca, o então Marechal do Exército Brasileiro que proclamou a República do Brasil e foi o primeiro presidente do país.

O município faz parte da Região Metropolitana de Maceió e é conhecido pelas construções de valor histórico, como igrejas, casarões, entre outras edificações.

A população, de acordo com estatísticas do IBGE em 2018, foi de 51.364 habitantes, sendo a 11° (décima primeira) cidade mais populosa de Alagoas.

Fundada em 05 de agosto de 1591, com o nome de povoado de Vila Madalena do Sumaúma, servia para proteger o pau-brasil do contrabando e da ação de piratas. Em 16 de setembro de 1817 passou a ser a capital da capitania de Alagoas, criada nesse ano. Em 08 de março de 1823 foi elevada a cidade.

A capital da província de Alagoas passou para Maceió em 1839. Cem anos depois, em 1939 o nome da cidade foi mudado para o atual, em homenagem ao filho ilustre Marechal Manuel Deodoro da Fonseca.

Em 16 de setembro de 2006, dia da emancipação política de Alagoas, foi considerada pelo Ministério da Cultura como Patrimônio Histórico Nacional. Atualmente o IPHAN está restaurando as igrejas da cidade.

 

Turismo

O turismo é umas das fontes de emprego e renda da cidade que é considerada uma das mais belas do litoral alagoano, contando com diversos atrativos turísticos principalmente no litoral, como a Praia do Francês, considerada uma das mais belas do Brasil, com muitos hotéis, pousadas, bares e restaurantes; Praia do Saco da Pedra e Prainha que são muito frequentadas e que possuem pequenos negócios próximos como bares, restaurantes e pousadas; o povoado Massagueira, considerado polo gastronômico de Alagoas, onde às margens da lagoa manguaba ficam localizados a maioria dos restaurantes da região. No centro da cidade também é possível encontrar diversos atrativos como museus, prédios e igrejas católicas tombadas como patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, uma orla lagunar às margens da Lagoa Manguaba com bares e restaurantes na própria orla e nas proximidades.

 

Crédito das imagens: Lucas Amorelli

 

Para assistir o episódio, clique aqui.

Leia também

Curiosidades sobre Touros (RN)

Você já visitou Touros, no Rio Grande do Norte? Confira algumas informações sobre a cidade, exibida no 12º episódio da temporada.

Curiosidades sobre Conde (PB)

Você conhece Conde, na Paraíba? Confira algumas informações sobre a cidade, exibida no 11º episódio da temporada.

Curiosidades sobre Serra Talhada (PE)

Você já visitou Serra Talhada, em Pernambuco? Confira algumas informações sobre a cidade, exibida no 10º episódio da temporada.

Curiosidades sobre Aracaju (SE)

Você já visitou Aracaju, em Sergipe? Confira algumas informações sobre a cidade, exibida no 8º episódio da temporada.

Curiosidades sobre Lençóis (BA)

Você conhece a cidade de Lençóis, na Bahia? Confira algumas informações sobre a cidade, exibida no 7º episódio da temporada.

Curiosidades sobre Pancas (ES)

Você conhece Pancas, no Espírito Santo? Confira conteúdo exclusivo sobre a cidade, exibida no 6º episódio da temporada.

Líderes

Apoio

Quer saber mais?

Entre em contato conosco!

Skip to content

O VPB agora está
no Blog Viajante
da Marcopolo.

Acesse o Blog e embarque
com a gente nessa nova jornada.

Clique aqui