Curiosidades sobre Ilhabela (SP)

 

O De Carona Pelo Ar passou por Ilhabela, SP!
Conheça mais sobre essa cidade encantadora

 

Ilhabela é um dos únicos municípios–arquipélagos marinhos brasileiros e está localizado no litoral norte do estado de São Paulo. O arquipélago é composto por 19 ilhas, ilhotes e lajes.

Além disso, possui uma das mais acidentadas paisagens da região costeira brasileira, com todas as características de relevo jovem. Com o aspecto geral de um conjunto montanhoso – formado pelo Maciço de São Sebastião e Maciço da Serraria, além da acidentada Península do Boi –, a Ilha de São Sebastião se destaca como um dos acidentes geográficos mais elevados e salientes do litoral paulista, tendo como pontos culminantes o Pico de São Sebastião, com 1.379 metros de altitude, o Morro do Papagaio, com 1.302 metros e o Morro da Serraria, com 1.285 metros.

Banhado pelo oceano Atlântico, o município está localizado a 212 quilômetros da capital de São Paulo e a 140 quilômetros da divisa com o estado do Rio de Janeiro. Está situada um pouco ao sul do Trópico de Capricórnio, que passa sobre a cidade vizinha de Ubatuba.

Uma das características marcantes de Ilhabela é a predominância da Mata Atlântica, sendo a Serra de Ilhabela coberta pela floresta latifoliada tropical úmida de encosta. Dentre todos os municípios abrangidos pela Mata Atlântica, Ilhabela foi aquele que mais preservou a floresta no período compreendido entre os anos de 1995 a 2000, graças a um programa de contenção da expansão urbana desordenada, que é desenvolvido pela administração municipal na área de entorno do Parque Estadual de Ilhabela.

 

Como chegar de ônibus

Para ir de ônibus para Ilhabela, é preciso desembarcar em São Sebastião. Os ônibus de viações comerciais não entram na ilha, mas param bem próximo à balsa para que os passageiros possam fazer a travessia a pé (sem custo).

Saindo de São Paulo: Rodoviária Tietê – Pássaro Marrom (antiga Litorânea), site da empresa: www.passaromarron.com.br

Saindo do Rio de Janeiro: Viação Útil – Site: www.util.com.br

Visitar Ilhabela é se surpreender com a beleza da natureza e as possibilidades de passeios.

 

Crédito das imagens: Lucas Amorelli

 

Para assistir o episódio, clique aqui.

Leia também

Curiosidades sobre Touros (RN)

Você já visitou Touros, no Rio Grande do Norte? Confira algumas informações sobre a cidade, exibida no 12º episódio da temporada.

Curiosidades sobre Conde (PB)

Você conhece Conde, na Paraíba? Confira algumas informações sobre a cidade, exibida no 11º episódio da temporada.

Curiosidades sobre Serra Talhada (PE)

Você já visitou Serra Talhada, em Pernambuco? Confira algumas informações sobre a cidade, exibida no 10º episódio da temporada.

Curiosidades sobre Marechal Deodoro (AL)

Você conhece Marechal Deodoro, em Alagoas? Confira algumas informações sobre a cidade, exibida no 9º episódio da temporada.

Curiosidades sobre Aracaju (SE)

Você já visitou Aracaju, em Sergipe? Confira algumas informações sobre a cidade, exibida no 8º episódio da temporada.

Curiosidades sobre Lençóis (BA)

Você conhece a cidade de Lençóis, na Bahia? Confira algumas informações sobre a cidade, exibida no 7º episódio da temporada.

Líderes

Apoio

Quer saber mais?

Entre em contato conosco!

Skip to content

O VPB agora está
no Blog Viajante
da Marcopolo.

Acesse o Blog e embarque
com a gente nessa nova jornada.

Clique aqui