ROTA TROPICAL

Praias

Paisagens dignas de pinturas em 22 km de praias encantadoras, que estão entre as mais limpas do país.

Prepare-se para uma rota que vai desde a famosa Praia Central, passando pelas tranquilas Caieiras, Barra do Saí, Coroados, Prainha e as charmosas praias do Brejatuba, Eliana, Estoril e Nereidas.

A areia e o mar chamam os turistas a curtir surf, kitesurf, caiaque, beach tennis, vôlei, triatlon entre muitos outros! Nas "Direitas de Guaratuba", (direita do Morro do Cristo) fica a Praia Brava, onde os surfistas encontram as melhores ondas.

 

Morro do Cristo

Quase 200 degraus levam o visitante ao Morro do Brejatuba, um mirante natural, com uma vista que vale cada degrau. Nele está o monumento do Cristo, que se eleva em um pedestal com mais de 38 metros, de onde se pode ver até a nossa baía.

 

Baía de Guaratuba

Temos a 2ª maior baía do Paraná, é conhecida por suas ilhas e variedade de fauna e flora, inclusive a ave que dá nome a cidade, o Guará. Ao longo dela temos marinas, clubes náuticos, passeios de barco, restaurantes e o Terminal Turístico Pesqueiro, a pesca e o stand up paddle são super indicados para suas águas.

Dentre os passeios de barco há a opção de fazer a observação de aves como o Guará, em seu habitat natural.

Curta em nossa baía o pôr-do-Sol mais lindo do litoral do Paraná, novo ponto de encontro de Guaratuba.

 

 

ROTA DO CAMPO

Desfrute da natureza preservada em rios, cachoeiras e belas trilhas, além dos pesqueiros de água doce no fundo da baía. Descubra imensas plantações de bananas e palmeiras em nossa área rural.

 

Salto do Parati

Inserido no Parque Nacional Saint Hilaire/Lange, o Salto é uma queda d'água com piscinas naturais em meio à mata atlântica. O acesso ao Rio Parati é pela baía ou pela Trilha do Barreiro. Grupos de turismo comunitário promovem rotiros culturais e de ecoturismo, sempre visando a preservação de nossa natureza.

 

Região do Cubatão

De carro o acesso é feito por Garuva-SC, onde começa a Estrada Geral do Cubatão. Também dá para chegar pela baía, cruzando o rio Cubatão em pequenos barcos até um porto. É possível fazer trilhas de a pé e bicicleta, nadar nos rios e apreciar as beleza naturais de Guaratuba.

 

ROTA HISTÓRICA

Casarão do Porto 

Paredes que trazem pedras, conchas e areia. Construído entre 1822 e 1825, o casarão que foi registrado pelo pintor francês Debret em 1827, fica de frente para a Baía de Guaratuba, e é tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

O casarão abriga a "Casa da Cultura", onde temos uma exposição fixa com fotos e história local, e recebemos exposições sazonalmente.

 

Largo Nossa Senhora de Lurdes

Encontre no Largo a Fonte do Itororó, que até 1974 abasteceu a cidade. A água tem fama de milagrosa e dizem que quem dela bebe, sempre volta para Guaratuba.

 

Vapor São Paulo

Encalhado há mais de 150 anos na praia de Caieiras, em dias de maré baixa pode-se ver parte de sua proa.

 

Igreja Bicentenária

A Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso fica na Praça Central, foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1938, seu acervo foi tombado em 1972, uma visita imperdível.

 

ROTA DA DIVERSÃO

Ano novo

A cidade realiza uma das maiores festas de Réveillon do Brasil, com show pirotécnico e trios elétricos na orla.

 

Carnaval

Um dos maiores carnavais de rua do sul do Brasil. São 4 dias de festa com trios elétricos, blocos, a tradicional Banda de Guaratuba, a Escola de Samba Unidos de Guaratuba e o carnaval Infantil com a Bandinha de Guaratuba.

 

Festa do Divino

A festa tradicional acontece em Julho, e conta com shows religiosos e artísticos, várias barracas para compras e lanches.

A festa tem origem na tradição da "Folia do Divino", até os dias atuais os foliões saem em cortejo durante alguns meses tocando instrumentos tradicionais (tambor, viola e rabeca) visitando as casas levando as bandeiras que simbolizam o Divino e a Trindade.

 

Gastronomia

Experimente as ostras cultivadas em nossa baía! Foram indicadas por especialistas japoneses como uma das três mais saborosas do mundo! Ainda contamos com iguarias como tainha recheada e Cambira, prato à base de peixe seco ou defumado, acompanhada de farinha de mandioca e banana, além de toda a oferta em deliciosos frutos do mar em restaurantes e lanchonetes à beira mar.

 

PARQUE MUNICIPAL

O parque fica no coração da cidade, entre os bairros Cohapar e Piçarras, nele você encontra pistas de skate e de caminhada, quadra de areia, campo sintético, academias da melhor idade, parquinhos, churrasqueiras e muito mais.

CAMPING

No bairro do Brejatuba temos o Camping Municipal, que fica próximo da praia e conta com toda a  infraestrutura necessária para acampamentos.

 

Venha nos visitar e se encantar!